A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864 a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.
Conclusão: Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.
Consequências da Guerra do Paraguai
Você sabia, que depois da Guerra do Paraguai este país perdeu grande parte de seu território para o Brasil e a Argentina, e teve de pagar pesadas indenizações a ambos até a Segunda Guerra Mundial? A vitória da Tríplice Aliança sobre o Paraguai, em 1870, foi um duro golpe para o desenvolvimento paraguaio.
Já o Brasil saiu com o Exército fortalecido, assim como a sua voz na região, liderança hoje notória quando se contempla as relações do Mercosul.
Para saber mais sobre o maior conflito armado da América do Sul, veja o documentário ”A Guerra do Paraguai”, que visita os palcos das principais batalhas na Argentina e no Paraguai e conta a história, apoiada em diários e documentos de época. Na série 500 Anos: O Brasil- Império na tv, o episódio ”Guerra do Paraguai” fala sobre as motivações para o conflito e a principal consequência da vitória brasileira: o nascimento do sentimento abolicionista que culminaria com o fim da escravatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário